QUEM SOMOS
Fundado e liderado por mulheres negras, o Instituto Caxangá é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos, com foco em direitos humanos.
MISSÃO
Promover a assistência social, cultura e a educação visando a criação de estratégias sustentáveis contribuindo para o fortalecimento de mulheres, movimentos e coletivos interseccionais, populações negras e periféricas, comunidades LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, povos indígenas e quilombolas na construção de uma sociedade mais justa com ênfase na equidade e dignidade.
VISÃO
Ser uma organização de referência em Direitos Humanos, na promoção da diversidade, equidade e inclusão.
VALORES
Excelência, interseccionalidade, autonomia, independência, liberdade, inovação, memória, precisão, olhar crítico, autorreferência, interdependência, intergeracionalidade, ativismo, indignação e acolhida.
DE ONDE VEM O NOME CAXANGÁ?
A palavra Caxangá tem muitos significados:
É mata extensa! É saquinho com sementes transportadas e compartilhadas entre pessoas negras num momento de privação de suas liberdades e direitos civis.
Caxangá é homenagem ao Almirante João Cândido!
É também o nome do chapéu usado por marinheiros.
Caxangá é nome um tipo de crustáceo parecido com o siri.
É nome de brincadeira de roda, é expressão para pessoas negras que buscaram a liberdade em quilombos. Caxangá é cabana de abrigo.
Caxangá é canção de Milton Nascimento e Fernando Brant. Salve Elis!
E tem mais:
Av. Caxangá é a segunda maior avenida em linha reta do Brasil, com 6,2 km, localizada na cidade de Recife, no estado de Pernambuco.
Caxangá é a nossa união, ação e construção por uma justiça social, no Brasil=)