top of page

 

O objetivo da iniciativa foi capacitar profissionais e estudantes de psicologia para um atendimento fundamentado na perspectiva interseccional, com foco no enfrentamento do racismo, da LGBTfobia, da violência de gênero e do assédio no ambiente de trabalho. O PQCF aposta na formação contínua e no apoio permanente para que psicólogas estejam preparadas a oferecer um cuidado acolhedor e ético, evitando a revitimização. Teve duração de agosto de 2023 e outubro de 2024.  

Psicólogas atuantes e estudantes

Precisaram atender a critérios específicos: possuir registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (CRP), não apresentar intercorrências éticas junto ao Conselho e manter cadastro atualizado no e-Psi. Já os estudantes de psicologia participaram exclusivamente da etapa de formação. No total, a equipe foi composta por 21 profissionais e estudantes, com idades entre 24 e 73 anos. A diversidade esteve presente em diferentes dimensões: 33,3% se autodeclararam pardas, 33,3% pretas e 33,3% brancas. Em relação à orientação sexual, 33,3% se identificaram como bissexuais, 4,8% como pansexuais, 9,5% como homossexuais e 52,4% como heterossexuais. Do ponto de vista de gênero, 71% da equipe foi formada por mulheres. A representatividade geográfica também foi ampla, com profissionais oriundos da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul e Amazonas.

Pessoas atendidas

Foram dezesseis pessoas atendidas de maneira contínua, em encontros semanais realizados de forma gratuita por meio de plataforma digital. O processo de seleção ocorreu a partir do preenchimento de formulário e posterior triagem, considerando ordem de inscrição e aspectos sociais, raciais, de gênero e econômicos. As pessoas atendidas tinham idades entre 19 e 51 anos, representando uma diversidade significativa: 6,3% indígenas, 25% pardas, 56,3% pretas e 12,5% brancas. Em relação à identidade de gênero, 11,8% se identificaram como mulheres trans, 5,9% como pessoas não-binárias e 82,4% como mulheres cis. Quanto à orientação sexual, 35,3% eram bissexuais, 47,1% heterossexuais e 17,6% homossexuais. A distribuição geográfica contemplou diferentes regiões do país, com 6,7% das pessoas vindas de Minas Gerais, 26,7% da Bahia e 60% de São Paulo. Essa composição evidencia o compromisso do programa em promover um atendimento inclusivo, interseccional e sensível às múltiplas realidades sociais e culturais.

Formação

Com carga de 22 horas, foi composta por um ciclo de onze encontros, totalizando vinte e duas horas, realizados entre agosto de 2023 e março de 2024.Os encontros abordaram temas fundamentais como acolhimento e ética, revisão de práticas de cuidado, co-visão, letramento racial, orientação jurídica, cidadania e inteligência social, luta antimanicomial, psicodrama, redução de danos, saúde e HIV/AIDS, além de diversidade sexual, de gênero e direitos humanos. 

Co-visão

A co-visão, entendida como um processo colaborativo entre profissionais, promoveu um espaço de aprendizagem e reflexão fundamentado nas percepções, emoções e práticas de cada participante. Direcionada às questões raciais e interseccionais, mostrou-se essencial para assegurar que psicólogos estejam preparados para atuar de forma ética, competente e sensível às necessidades de pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse processo fortaleceu os direitos humanos ao ampliar a consciência crítica, consolidar vínculos e fomentar práticas inclusivas e equitativas.

Agradecimentos

Angelica Comis, Carla Brito, Carmen Rodrigues, Carué Contreras, Chris Carvalho, Cris Lopes, Dayana Brunetto, Denise Nonoya, Dieice Santos, Ed Matos, Elaine Cristina, Eduardo Souza, Ericah Azeviche, Graça King, Leonardo Gomes, Priscila Moraes, Rafaela Julio, Raphaela Antunes, Ranadhiira Renata, Ricardo Santoro, Ricardo Sena, Welton Guimarães

Coordenadora de Programas de Saúde e Bem-estar

Chris Carvalho - chris@caxanga.org

Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Saúde Mental e Relações Raciais

Denise Nonoya - denise@caxanga.org

Coordenador Supervisor de Saúde Mental

Saulo Costa

Assistente Social

Ranadhiira Renata - renata@caxanga.org

Coordenador Jurídico

Ed Matos - edmatos@caxanga.org

Coordenadora Geral de Projetos

Ericah Azeviche

SAÚDE E BEM-ESTAR:  PÉ QUENTE, CABEÇA FRIA - PQCF

bottom of page